5 Dicas para escolher o sofá perfeito!

Os sofás representam um elemento importantíssimo na decoração de interiores. Nem sempre a escolha do melhor sofá é fácil. A SofásZone deixa-lhe 5 dicas para escolher o sofá  perfeito.

A dimensão do sofá

A sua sala é grande ou pequena? Pretende encaixar uma mesa de centro ou mesa de apoio? Deseja colocar um sofá com chaise-longue ou combinar vários sofás e cadeirões?

A dimensão do seu espaço condiciona a escolha do seu sofá. Todos nós sabemos que um sofá grande deve encher um espaço generoso e numa sala mais pequena deverá optar por uma modelo mais compacto e prático.

A escolha do modelo deve ser criteriosa para que seja possível alterar a perceção da dimensão da sua sala, parecendo mais ampla do que é na realidade.

Primeiramente devemos medir o espaço e seguidamente ponderar a disposição do mesmo, deixando espaço de circulação entre o sofá e o resto da mobília.

Uma sala de dimensões generosas poderá permitir-lhe combinar vários sofás de diversos modelos e dimensões, criando um ambiente cheio de carácter.

Outra das considerações a ter em mente será o tamanho da restante mobília. Não é aconselhável apostar num sofá grande e em poltronas pequenas. O sentido da proporção e equilíbrio com o restante mobiliário são importantíssimos, para que o seu sofá esteja em consonância com a decoração da sua sala.

A sofásZone deixa-lhe duas sugestões, para salas espaçosas e salas mais compactas!

Sofá Poder Canto

sofá pode canto

 

O seu estilo de vida

O espaço é importante, mas o seu estilo de vida também. É essencial que se adeque ao espaço e à função que irá ter, tendo em conta os seus hábitos e os da sua família ou amigos.

Como é que usa a sua sala, e o seu sofá?

  • Adora sentar-se ao fim da tarde e relaxar em frente à TV?

Então tenha em atenção que o sofá está posicionado a uma distância adequada da sua televisão.

  • Aprecia esticar-se no sofá enquanto lê um livro ou vi as novidades no seu tablet?

Então o modelo Chaise-longue é o perfeito para si!

  • A família “acampa” toda na sala ?

O mais indicado será combinar vários sofás, poltronas ou puffs para toda a gente.

  • Os seus amigos adoram passar tempo consigo em sua casa?

Um sofá cama resolverá esta questão.

  • Pretende delimitar espaços?

Um sofá em forma de L, encaixa que nem uma luva, delimitando os ambientes da sua sala.

Sofá Dallas

Dallas Chaise Longue

Os materiais

A estética é essencial para um espaço convidativo e agradável, mas existem outros pontos que deverá ter em atenção para a escolha do seu sofá.

Por exemplo se tem crianças pequenas, a aposta mais recomendada será em tecidos sintéticos que podem ser impermeabilizados, neste caso as camurças não são tão recomendados. 

É possível estofar sofás sem comprometer a sua durabilidade e a sua estética. Nestes casos o melhor será informar-se com um especialista em loja, que certamente o ajudará da melhor forma.

O estilo que combina com a sua casa

A seu sofá deverá ir ao encontro do seu gosto pessoal. Se gosta de um estilo contemporâneo (https://www.vivadecora.com.br/revista/guia-de-estilos-de-decoracao-contemporanea/), escolha um sofá que se identifique com estas características.

Se o seu lar é mistura eclética (https://casavogue.globo.com/Interiores/apartamentos/noticia/2015/07/uma-decoracao-ecletica-e-sem-cliches.html), poderá apostar num modelo mais “vintage” com cores e texturas mais vibrantes.

No final o importante, é que a decoração da sua casa reflita a sua personalidade.

A Cor

Não se prenda às tendências!

Escolher as cores tendência da estação para o seu sofá pode não ser a melhor pois condiciona toda a sua decoração e, como sabemos, as cores mais arrojadas passam rapidamente de moda.

Os padrões também condicionam a decoração, por isso, pondere bem o material que pretende escolher o seu sofá.

Os tons neutros são sempre opções seguras, porque combinam mais facilmente com elementos decorativos. Ao optar por um sofá em tom neutro permite-lhe alterar a decoração da sua sala mudando as almofadas ou através de objetos decorativos.

Escolhemos para si alguns modelos de sofás para o ajudar na sua escolha.

Sofá Vogue

Sofá Ibiza

sofá Ibiza Chaise-longue

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *